Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 10: O Discípulo de Jesus e os movimentos
sociais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Discípulo de Jesus e os movimentos sociais.
-
Em seguida, apliquem a dinâmica “Contrastes”.
-
Organizem os alunos em círculo. Nesta Roda de Conversa, falem e reflitam sobre
as reivindicações sociais realizadas ultimamente no Brasil, a forma como têm
sido feitas e os resultados efetivos delas.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Contrastes
Objetivo:
Refletir
sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.
Material:
02
cartolinas
Figuras
e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social
02
tesouras
02
tubos de cola
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação:
Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.
-
Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma
na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e
reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade
que temos.
-
Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.
-
Então, perguntem:
Quais
atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos
estampados nos cartazes?
Qual
tipo de sociedade queremos?
-
Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as
escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação
por justiça social.
“Bem
aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário