Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 02 : A necessidade da salvação em Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A necessidade da salvação em Cristo.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar e ilustrar o conteúdo da lição, sugiro duas dinâmicas: “O Salário do Pecado” e “O Caminho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que
originou a morte física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 do sexo
masculino e 01 do feminino)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o casal se
posicione diante da turma.
- Falem que o casal
representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com vários
tipos de fruta diante dele.
“E tomou o Senhor Deus o
homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor
Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que
dela comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos nestes
versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos
frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam
que ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
- Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve
comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi
a desobediência.
- Entreguem a metade da
cartolina preta para o homem e a outra parte para a mulher e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
Vamos agora estudar sobre a
morte como consequência do pecado.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Caminho
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Colem 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escrevam, em um lado, o versículo: “Mas agora em
Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresentem para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado(nesse momento rasguem
o caminho).
- Entreguem os pedaços para
os alunos e peçam para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho.
Ao terminarem, falem que
somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do
sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresentem o lado
do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.
- Concluam, lendo João
14.06: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao
Pai, senão por mim”.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo(currículo novo), no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
Texto
Pedagógico
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um acontecimento
do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário