Texto
Pedagógico
Escolhendo
os professores para a Escola Bíblica Dominical
Geralmente,
os professores da Escola Bíblica Dominical(EBD) são escolhidos por se
destacarem na igreja quanto ao exemplo na conduta cristã e no conhecimento
bíblico.
Estes
dois critérios citados acima são muito importantes, mas outros itens precisam
ser analisados para a escolha de professores para a EBD. O conjunto de todos
eles, ao serem observados pela superintendência ou diretoria, revela cuidado e
atenção para uma boa escolha dos docentes para exercitar o ensino da Palavra de
Deus na maior escola bíblica do mundo.
Os
critérios que devem ser observados são necessários para os que serão escolhidos
e também para aqueles que já estão na atividade docente na educação cristã, a
saber:
- Ter convicção de sua salvação: O
professor deve ter certeza de sua salvação através de Jesus, apresentando
evidências de uma nova criatura, com uma vida cristã ativa e frutífera,
conforme João 15.5: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu
nele, esse dá muito fruto”.
- Ser crente fiel: A
fidelidade a Deus e a Sua palavra deve ser de extremo cuidado no cotidiano do
professor e também quando está ensinando. O cuidado com a interpretação bíblica
deve ser um fator a ser considerado, pois ensinar o conteúdo sem desvios é algo
que deve ser buscado com afinco, para não emitir erros doutrinários.
- Ter chamado para o ensino: O
professor deve ser chamado para o ensino. Ensinar não é uma tarefa fácil de
realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das dificuldades que podem
levá-lo a desanimar, ele vai prosseguir. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e
outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e
mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para
edificação do corpo de Cristo”(Efésios 4:11,12).
- Ser dedicado: Um
dos fatores importantíssimos para a atividade docente na EBD é a dedicação
quanto ao estudo das lições e ao atendimento aos alunos nas suas dúvidas e
perguntas, como também no relacionamento interpessoal. A Palavra de Deus nos adverte: “...se é ensinar,
haja dedicação ao ensino”(Romanos 12:7).
- Gostar de aprender: O
professor deve estar em constante busca de informação para melhorar seu
aprendizado. Ele deve ser estudioso da Palavra de Deus, da lição bíblica,
buscando fontes diferentes para aprimorar o conhecimento que vai trabalhar com
os alunos na classe. Dessa forma, vai se sentir confiante para ensinar e ter capacidade de argumentação diante de
alguma pergunta.
- Estar preparado: A preparação do professor
abrange vários aspectos, a saber: a nível espiritual, teológico, pedagógico e
secular. Ter uma vida de oração e comunhão, conhecimento bíblico, informações
de como planejar uma aula, com metodologia diversificada e ter conhecimento
secular são itens que não podem faltar na vida daquele professor que deseja
alcançar a excelência no ensino. A Bíblia orienta: “Procura apresentar-te a
Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a
palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
- Ser Sociável: O professor da EBD deve ser comunicativo, pois como
poderá ensinar se ele ficar fechado em si mesmo, sem conversar com seus alunos
e interagir com os demais colegas? O professor deve ter habilidade para escutar
o aluno nos seus questionamentos, tirando suas dúvidas e nunca desprezar o que
o aluno fala. A sociabilidade é um fator que deve ser observado, pois há
professores que não se comunicam com seus alunos, consideram que estão a frente
de uma sala apenas para ensinar sem ter qualquer vínculo com eles.
- Ter criatividade: O
professor da EBD precisa ser criativo para poder ensinar de forma que os alunos
aprendam mesmo diante da estrutura na qual as Escolas Dominicais se realizam.
Daí, a importância da iniciativa por parte do professor para buscar
alternativas que possibilitem melhoria do processo de ensino e aprendizagem,
utilizando métodos e recursos didáticos variados para que haja melhor retenção
do que está ensinado.
O
professor não nasce pronto, isto é, ele se faz, se refaz, se inventa e
reinventa no caminho que está trilhando. Ao ser chamado para o ensino na EBD,
ele precisa ser orientado como pode proceder diante da classe, da escolha da
metodologia que vai utilizar nas aulas e da importância do domínio dos
conteúdos.
Afirmo
isto para que os critérios adotados para a convocação do novo professor não
tenham apenas o foco na qualidade espiritual, mas que ele seja formado no
aspecto pedagógico e no aspecto integrador, mostrando-lhe a importância deles
no exercício da atividade docente. Para que assim ocorra, a igreja deve
investir na capacitação dos mestres, oportunizando momentos de orientação para
que haja melhor condução do ensino na Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
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