Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons
espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 02: O dom da Palavra de Sabedoria
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O dom da Palavra de Sabedoria.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Quer sabedoria?”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01
caixa
Nome
SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel
pequeno com o versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)
01
pincel atômico ou um marcador para quadro branco
01
cartolina ou um quadro branco
Organizar
o material da seguinte forma:
Colar
o nome SABEDORIA fora da caixa, que fique bem visível
Colocar
o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope
Procedimento:
-
Comecem lendo I Reis 3. 9 a 12:
“A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?
E
esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E
disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem
pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para
ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis
que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e
entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se
levantará”.
-
Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas
o que ele pediu? O que ele recebeu?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno.
Peçam para que ele fique em pé diante da turma.
-
Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de
sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto,
e ser-lhe-á dada”.
-
Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem
para o aluno que está com a caixa.
Aguardem
que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir
“sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o
versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.
-
Falem: Salomão fez um pedido sábio, vocês também!
-
Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas
a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada,
tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem
hipocrisia”. Tiago 3:17
-
Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos
concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.
-
Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
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