Juvenis -
Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 05: O Sumo-sacerdote e os sacerdotes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: O
Sumo-sacerdote e os sacerdotes.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a
dinâmica “Sacerdote”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sacerdote
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos sacerdotes.
Material:
Um pedaço de tecido para cobrir os olhos, para a
metade da turma.
Procedimento:
- Organizar os alunos em duplas. Um vai representar
o “sacerdote” e o outro será um seguidor.
- Peçam para que os seguidores, coloquem uma faixa
cobrindo os olhos.
- Orientem os sacerdotes para que deem comandos
para os seguidores executarem, como por
exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para
frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, os “sacerdotes” podem
de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês
poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a
importância de conhecermos a Palavra de Deus.
- Depois, façam a troca de papéis, isto é, o “sacerdote”
passará a ser o seguidor e deverá ser repetidos comandos.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado pelo “sacerdote”?
O “sacerdote” transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas dos seguidores,
enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os
verdadeiros ensinos dos sacerdotes.
- Pode acontecer que os seguidores não executem
alguns comandos que os sacerdotes falaram, porque pode confundir direita com
esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que os seguidores precisam estar atentos se a voz do sacerdote representa
comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não
entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e
salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das
ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua
voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai
adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes
fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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