Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de
Deus para a família do século XXI
Lição 02: O primeiro problema enfrentado em família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O primeiro problema enfrentado em família.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sai, Olho Gordo!”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sai, Olho Gordo!
Objetivo:
Introduzir o tema sobre a inveja.
Material:
01
figura de 01 olho em tamanho grande
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de um olho em tamanho grande.
-
Depois, escrevam a expressão: Sai, Olho Gordo!
-
Perguntem: Esta figura nos remete a que?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem acerca da inveja e que a expressão
significa pessoa que tem inveja do outro.
-
Depois, distribuam entre os alunos os seguintes ditados populares:
“A
inveja é a irmã gêmea do ódio”.
“O
invejoso emagrece de ver a gordura alheia”.
“A
inveja mata”.
“A
tua inveja é a minha felicidade”.
“A
mais famosa face da inveja é a maledicência”.
“A
inveja é como um sapo tem olhos grandes e vive sempre na lama”.
-
Analisem conjuntamente estes ditados populares, procurando formular uma
definição sobre inveja.
Observem
atentamente o que os alunos falam e em seguida, se necessário, apresentem o
significado do dicionário.
“Sentimento
de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de
alguém. Tristeza ou desgosto pela prosperidade ou fortuna alheia. Desejo
excessivo de possuir exclusivamente o bem de outrem” (Dicionário Web).
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário