Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 03: Justificação, somente pela fé em Jesus
Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo.
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A sentença do juiz”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo(currículo novo), no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis com o nome RÉU para cada aluno de um lado do
papel; do outro lado do mesmo papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23).
Papel com o nome ACUSADOR
Papel com o nome ADVOGADO DE DEFESA
Papel com o nome JUIZ
Papel com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem
inocente, pois foi justificado por Jesus”.
Procedimento:
- Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR,
ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
- Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás
deve está escrito o versículo, conforme descrição no item material.
- Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o
homem do seu pecado.
- Em seguida, vem o aluno representando Jesus como
advogado, defendendo o réu(o homem) e fala que morreu no lugar dele para que
tivesse perdão de seus pecados.
- Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a
sentença dele como juiz, declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus.
- Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Não
faça drama!
Saiba
como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
A dramatização como instrumento de
aprendizagem consiste na representação de um fato, uma história através da
atuação dos alunos como “atores”, com o objetivo de promover o ensino e
aprendizagem, através da expressão simbólica.
A dramatização, no espaço educativo
da EBD, é possível, mas é necessário atentar para alguns pontos, como a
realidade do ambiente de realização da EBD, o tempo de aula, a habilidade do
professor e dos alunos e a escolha de um texto adequado com o tema da aula.
A
utilização da dramatização na Escola Dominical deve ser breve, sem muitos
detalhes, como cenários, figurinos e outros objetos que compõem a cena, tendo
em vista o ambiente da aula, pois normalmente é realizada dentro do templo.
Mas, se desejar utilizar outro local disponível da igreja, é interessante
reservar este espaço com o superintendente com antecedência.
Levando
em consideração o tempo de aula que normalmente gira em torno de 60 minutos,
uma encenação deve ter no máximo 10 minutos, para que depois haja tempo
suficiente para a explanação do tema em estudo, que foi introduzido pela dramatização.
Esta também pode ser utilizada no final da aula, para a conclusão de um tema.
Outro
fator importante é habilidade do professor para organizar a dramatização de
forma simples. Para isto ele precisa saber o que deseja realizar com os alunos
de forma planejada, escolher a dramatização adequada para o tema, convencer os
alunos a participar e deixar claro que na atividade cênica não deve ser
observada a atuação perfeita dos “atores”, mas a representação de papéis dentro
de um contexto narrativo, objetivando a facilitação do ensino e da aprendizagem
na aula da EBD.
É
interessante que ao escolher um texto para dramatizar, o professor observe quem
são os personagens, quais as falas de cada uma delas, fazer cópias do texto já
organizado para dramatização para cada pessoa envolvida na representação, tanto
para os atores como para os figurantes, o narrador(se houver necessidade), para
que todos saibam o momento de sua fala, o tempo de permanecer ou sair da cena;
é importante também observar quais objetos poderão ser utilizados na
dramatização e a arrumação do ambiente.
As
vantagens do uso deste método de ensino são várias, tais como: desenvolvimento
da comunicação, da linguagem oral e corporal, da socialização, da integração,
da motivação, da participação, além é claro da aprendizagem através do processo
representativo, favorecendo a análise da situação dramatizada.
As
desvantagens também aparecem, como em todo método de ensino: os alunos inibidos
podem não querer participar, mas devem ser estimulados; a ambientação da EBD
não favorece a dramatização de forma mais específica, mas veja as
possibilidades de uso já citadas acima.
A dramatização deve ser entendida
como um instrumento didático de ensino, pois se apresenta como uma forma de
analisar um tema, promovendo e resgatando a participação dos alunos tanto na
representação, como também no momento de estudo do tema.
Então, que tal utilizar a
dramatização nas aulas de EBD?
Por Sulamita Macedo.
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