Juvenis -
Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 04: Os reis de Judá e de Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Os
reis de Judá e de Israel.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a
dinâmica “Caminhos opostos na
liderança”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhos
opostos na liderança
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a liderança de rei
Ezequiel e Acabe.
Extrair lições destes dois tipos de líderes.
Material:
01 figura de um semáforo
05 pedaços de cartolina vermelha
04 pedaços de cartolina verde
01 pedaço de cartolina amarela
Procedimento:
Antes da
aula:
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina
vermelha as seguintes características referentes ao rei Acabe:
Ímpio casou-se com uma princesa idolatra e ímpia
Tornou-se ímpio e idólatra
Perseguiu um profeta
Praticou injustiça
Fez aliança com um rei ímpio
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina verde
as seguintes características referentes ao rei Ezequiel:
Estabeleceu o culto ao senhor
Ordenou a purificação do templo e dos levitas
Celebrou a Páscoa
Organizou o serviço dos sacerdotes e dos levitas
Na aula:
- Fixem em local visível a figura do semáforo.
- Perguntem:
Qual a finalidade de um semáforo?
Como deve ser utilizado um semáforo?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem que o que vamos aprender nesta aula
referente a liderança de 02 reis, pode ser comparada ao uso de um semáforo.
- Falem: O rei Acabe reinou 22 anos no reino do
norte – Israel e o rei Ezequiel reinou 29 anos no reino do sul – Judá.
- Distribuam os pedaços de cartolinas entre os
alunos.
- Peçam para que cada aluno, que recebeu o recorte
em cor vermelha, leia para a turma. Em seguida, devem ler os que receberam os
recortes na cor verde.
- Depois da leitura, perguntem:
De quem são estas características?
(Lembrem-se de que vocês já falaram os nomes dos 02
reis. Esta será uma forma de testar a atenção deles).
- Em seguida, vocês falem que as características
negativas são do rei Acabe e as positivas do rei Ezequiel.
- Perguntem: Por que estão nestas cores? Acabe com
a vermelha e Ezequiel com a cor verde?(neste momento, apontem para o semáforo).
Deixem que os alunos pensem, aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a cor verde do
semáforo indica que há condições de ir adiante, de prosseguir, de imitar, tal
qual as características da liderança de Ezequiel que podem ser imitadas. Porém,
a cor vermelha do semáforo nos adverte para não prosseguir, isto é, parar para
que não haja problemas, tais quais as características do rei Acabe.
- Falem: Mas, está faltando a cor amarela do
semáforo! Ela nos indica o cuidado para com as ações quando estamos na
liderança. Ter atenção para buscar exemplos positivos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário