Texto
Pedagógico
Os Pilares da Educação
São quatro os pilares da educação, de acordo com o
relatório que contém o eixo condutor para a educação do século XXI, organizado
por diversos pesquisadores de várias partes do mundo, no final do século
passado.
Conforme
conclusão dos especialistas, os alunos, para que ajam de forma eficaz, precisam
ter competências para o desenvolvimento do ser humano, tais como: “Aprender a
Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Conviver” e “Aprender a Ser”,
convergindo para a educação integral.
De
acordo com o dicionário, a palavra “pilar” tem o significado de coluna que
sustenta uma construção. O conhecimento a ser ensinado para os alunos está em
construção e deverão ser aprendidos mediante os pilares já mencionados.
Vejamos
como estas aprendizagens “Aprender a Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a
Conviver” e “Aprender a Ser” podem ser observadas e praticadas na Educação
Cristã e principalmente na Escola Bíblica Dominical.
Antes,
porém, é necessário que se entenda o que significa cada aprendizagem. Os
pilares são apresentados separados para melhor compreensão do leitor, mas eles
devem acontecer de forma conjunta.
Aprender a Conhecer se
refere às competências para a compreensão daquilo que está sendo ensinado não
de forma passiva, mas com participação do aluno para que a informação se
transforme em conhecimento, não apenas vendo o que o professor está realizando,
mas como ser ativo do seu próprio conhecimento. Pode-se também afirmar que
“Aprender a Conhecer” é também “Aprender a Aprender”.
O
conteúdo a ser ministrado na EBD deve ser de forma que não seja unilateral,
isto é, somente o professor fala sem a participação dos alunos. O docente deve
proporcionar espaço para o aluno ao ser instigado, busque o conhecimento,
através de situações diversas que possibilitem a apropriação do conhecimento. A
Palavra de Deus recomenda: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso
Senhor e Salvador, Jesus Cristo”(II Pe 3.18).
Aprender a Fazer se
refere à aprendizagem para as atividades do cotidiano da sala de aula para que
o aluno entenda e descubra o conhecimento através das práticas realizadas
durante o processo de ensino.
Na
educação Cristã, o conteúdo a ser ensinado deve ser forma que saia do campo
teórico e o aluno possa transformar este conhecimento em prática cristã. O
professor precisa contextualizar o que está ensinando com a vida cristã do seu
aluno, para que diariamente ponha em prática os ensinamentos bíblicos. O
apóstolo Paulo recomenda: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes,
e vistes em mim, isso fazei”(Filipenses 4:9).
Aprender a Conviver se
refere a ter oportunidade para se relacionar com seus pares, com os diferentes,
evitar conflitos, respeitar as opiniões divergentes, relacionar-se de forma
adequada com as pessoas, através de regras básicas de convivência.
A
Escola Dominical é um espaço educativo no qual a convivência e a comunhão devem
acontecer a contento. A convivência pode e deve se realizar dentro e fora da
EBD. Os relacionamentos precisam ser alargados e ao mesmo tempo estreitados e
solidificados com a socialização entre os professores, alunos e demais
componentes. O apóstolo Tiago orienta: “Quem dentre vós é sábio e entendido?
Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”(3:13).
Aprender a Ser se
refere ao desenvolvimento da responsabilidade pessoal, ética, moral, reflexão
crítica, iniciativa, autonomia, criatividade, valorização do outro.
Na Escola
Dominical, estes pontos elencados acima podem ser trabalhados nas atividades
propostas na aula, para tanto o professor deve proporcionar situações que podem
favorecer o “aprender a ser”, tomando atitudes relevantes diante das
experiências da sala de aula. A Bíblia adverte: “Nada façais por contenda ou
por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si
mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também
para o que é dos outros”(Filipenses 2. 3,4).
Poucos
são os professores da Escola Bíblica Dominical que têm consciência da
importância desses pilares para formação integral dos alunos. Observa-se que estes pilares estão sumidos ou
quase desaparecidos de muitas classes de EBD. A Bíblia indaga: “Se forem
destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”(Salmo 11:3). O que os
professores, coordenação pedagógica, diretores de EBD podem fazer diante da
ausência desses pilares no ensino?
É
necessário ter consciência de que os pilares são importantes para a construção
do conhecimento na Educação Cristã, pois a Palavra de Deus ao ser ensinada
transformará a vida do aluno, quando ele entende e torna-se prático para ele.
Outro ponto a ser mencionado é a mudança de mentalidade por parte dos
professores no sentido de entender e agir para que a aprendizagem se concretize
através da busca pelo conhecimento, com atitudes reflexivas diante das
situações propostas, com respeito ao outro na convivência e na diversidade,
formando o ser integral.
Sendo
assim, as mudanças ocorrerão, pois trabalhar dentro desta perspectiva implica
em entender que ensinar vai além do transmitir informações e do acúmulo de
conhecimento, dissociado da vida do aluno.
Para que isto ocorra de forma exitosa é importante a escolha de
metodologias que desencadeiem experiências de aprendizagem de conhecer, de
fazer, de conviver e de ser.
Por Sulamita Macedo.
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