Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de
Deus para a família do século XXI
Lição 05: Deixando pai e mãe
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Deixando pai e mãe.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Quem casa, quer casa ou apê”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem casa, quer casa ou apê
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre “deixando pai e mãe”.
Material:
Nomes
digitados: Pai, mãe, filho ou filha
Fita
adesiva
02
metros de fita(1m + 1m separados)
Procedimento:
-
Escolham 03 alunos e peçam que se posicionem à frente da classe.
-
Falem para a turma: 01 vai representar o pai, 01 vai representar a mãe e 01 vai
representar um filho ou uma filha.
-
Identifiquem as 03 pessoas, com um dos nomes: Pai, mãe, filho ou filha.
O
filho ou filha deve permanecer no meio, entre o pai e a mãe.
-
Falem: Nós temos aqui uma família, formada por pai, mãe e filho ou filha. Os
três possuem vínculos afetivos, emocionais, maternais, paternais.
-
Agora, coloquem uma fita unindo o braço do pai com o braço do filho ou filha e outra
fita unindo o braço da mãe com o filho ou filha.
-
Falem: Aqui temos uma representação da união e vínculos que os 03 possuem. Mas,
quando o filho ou filha casa-se, a Bíblia recomenda em Gênesis 2.24:
“Portanto
deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão
ambos uma carne”.
-
Perguntem: O que significa “deixar pai e mãe”?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, enfatizam a importância da formação de um novo núcleo familiar,
deixando pai e mãe, não esquecendo de que os pais devem continuar sendo
honrados pelos filhos.
-
Agora, retirem os laços entre o pai, a mãe e o filho ou filha e falem: a
retirada é para representar o afastamento geográfico, a independência
financeira e uma estrutura emocional diferente para a formação de um novo lar.
Nesse
momento, outro aluno ou aluna deve ser chamado e se unirá pelo laço do
matrimônio com a filha ou filha da família já apresentada(colocar um laço no
casal, unindo 02 braços).
-
Agora, vamos estudar o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
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