Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 07: A Vida segundo o Espírito
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo
que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Vida segundo o Espírito.
-
Para dar início ao estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vida transformada”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a
salvação.
Material:
01
porção de milho de pipoca
01
porção de pipoca
Alguns
piruás(grãos que não estouraram)
01
porção de óleo
01
cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
-
Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa
pelo Novo Nascimento.
-
Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se
transforme em pipoca?
Aguardem
as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa
panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
-
Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser
comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação,
libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria
na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
-
Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há
sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com
isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre
pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua
hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande
transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente
diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de
pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o
fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do
milho que não estoura. No entanto, o
destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se
transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.
-
Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
-
Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa
forma, não passam pelo processo de transformação.
-
Agora, falem sobre:
O
óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na
vida da pessoa que recebe a salvação.
O
barulho pode representar a alegria da transformação.
-
Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes
e pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Adequação
da Linguagem na EBD
Adequação da linguagem é a habilidade que o usuário da
língua se apropria para adaptar a fala de acordo com o contexto, o local, o
assunto e o tipo de ouvinte.
O
cuidado com a compreensão daquilo que é transmitido é um ponto importante para
que a comunicação na Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
Na
classe da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação
escolar, podendo ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que
tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior
ou de pós-graduação. Diante dessa situação, o professor deve utilizar uma
linguagem que seja compreensiva a todos os alunos.
Na
Bíblia, encontramos exemplos de alguns personagens, que ao serem chamados para
uma função, tiveram a preocupação quando a forma de se comunicar. Vejamos:
“Então
disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de
ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque
sou pesado de boca e pesado de língua”(Êxodo 4:10).
“Então
disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um
menino”(Jeremias 1:6).
Moisés
e Jeremias ao serem chamados para o ministério, um como líder e o outro como
profeta, revelaram cuidado quanto à comunicação. O professor de EBD também deve
apresentar esse cuidado ao transmitir o conteúdo da lição para seus alunos.
É recomendável que o professor ao ensinar utilize vocabulário
simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais
comum de mesmo significado para que todos entendam a mensagem que está sendo
transmitida.
Caso o professor não considere importante fazer a
adequação da linguagem, a comunicação não vai ocorrer de forma satisfatória,
pois haverá elementos não conhecidos ou não entendidos na fala do transmissor(o
professor) que vão afetar o entendimento do que está sendo falado. Os alunos
não vão ter tempo para consultar o dicionário e buscar o significado das
palavras menos conhecidas utilizadas pelo professor, então cabe ao docente
adequar sua linguagem para que todos compreendam.
Nas lições bíblicas e no texto bíblico aparecem algumas
palavras pouco conhecidas e por se tratar de um estudo previamente escrito, os
significados dessas palavras devem explanados para a classe para que haja
melhor entendimento do assunto.
O
ideal é utilizar vocabulário que comunique, isto é, adaptar a fala ao tipo de
ouvinte e a situação. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de adequação
situacional quanto a sua forma de atuação:
“E
fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão
debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão
debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não
estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os
que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos.
Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”(1
Coríntios 9:20-22).
O
professor da EBD tem como exemplo o apóstolo Paulo que para salvar alguns se
adequou a uma situação já descrita acima. E os professores que através do
ensino estão formando Cristo na vida de seus alunos, o que podem e devem fazer?
Observem
o exemplo do apóstolo Paulo ao apresentar a pregação da mensagem salvífica para
os coríntios:
“E
eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não
fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber
entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em
fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha
pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em
demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em
sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”(1 Coríntios 2:1-5 – grifo nosso).
Adequar
a linguagem para a situação comunicativa de sala de aula é uma atitude sábia
por parte do professor da Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
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