Texto Pedagógico
Adequação da Linguagem na EBD
Adequação da
linguagem é a habilidade que o usuário da língua se
apropria para adaptar a fala de acordo com o contexto, o local, o assunto e o
tipo de ouvinte.
O
cuidado com a compreensão daquilo que é transmitido é um ponto importante para
que a comunicação na Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
Na
classe da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação
escolar, podendo ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que
tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior
ou de pós-graduação. Diante dessa situação, o professor deve utilizar uma
linguagem que seja compreensiva a todos os alunos.
Na
Bíblia, encontramos exemplos de alguns personagens, que ao serem chamados para
uma função, tiveram a preocupação quando a forma de se comunicar. Vejamos:
“Então
disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de
ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque
sou pesado de boca e pesado de língua”(Êxodo 4:10).
“Então
disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino”(Jeremias
1:6).
Moisés
e Jeremias ao serem chamados para o ministério, um como líder e o outro como
profeta, revelaram cuidado quanto à comunicação. O professor de EBD também deve
apresentar esse cuidado ao transmitir o conteúdo da lição para seus alunos.
É
recomendável que o professor ao ensinar utilize vocabulário
simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais
comum de mesmo significado para que todos entendam a mensagem que está sendo
transmitida.
Caso o professor não considere importante fazer a
adequação da linguagem, a comunicação não vai ocorrer de forma satisfatória,
pois haverá elementos não conhecidos ou não entendidos na fala do transmissor(o
professor) que vão afetar o entendimento do que está sendo falado. Os alunos
não vão ter tempo para consultar o dicionário e buscar o significado das
palavras menos conhecidas utilizadas pelo professor, então cabe ao docente
adequar sua linguagem para que todos compreendam.
Nas lições bíblicas e no texto bíblico aparecem algumas
palavras pouco conhecidas e por se tratar de um estudo previamente escrito, os
significados dessas palavras devem explanados para a classe para que haja
melhor entendimento do assunto.
O
ideal é utilizar vocabulário que comunique, isto é, adaptar a fala ao tipo de
ouvinte e a situação. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de adequação
situacional quanto a sua forma de atuação:
“E fiz-me como judeu para os
judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se
estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que
estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus,
mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como
fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por
todos os meios chegar a salvar alguns”(1 Coríntios 9:20-22).
O
professor da EBD tem como exemplo o apóstolo Paulo que para salvar alguns se
adequou a uma situação já descrita acima. E os professores que através do
ensino estão formando Cristo na vida de seus alunos, o que podem e devem fazer?
Observem
o exemplo do apóstolo Paulo ao apresentar a pregação da mensagem salvífica para
os coríntios:
“E
eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de
sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e
este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande
tremor. E a minha palavra, e a minha
pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas
em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em
sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”(1 Coríntios 2:1-5 – grifo nosso).
Adequar
a linguagem para a situação comunicativa de sala de aula é uma atitude sábia
por parte do professor da Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário