Juvenis -
Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 10: Os profetas em o Novo Testamento
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Os
profetas em o Novo Testamento.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem
é você?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o
estudo sobre a chamada do jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada
através da profecia, mas agora que tal conhecer quem é você?
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por
ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e
com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma
folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou
utilizar adesivos etc.
- Depois, os alunos devem socializar com os colegas
o que colocaram no papel.
- Vocês devem recolher todas as folhas que os
alunos preencheram e guardá-las para alguma consulta posterior.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário