Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 10: Deveres civis, morais e espirituais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Deveres civis, morais e espirituais.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Mandamento do Amor”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões
para a revista Discipulando do 1o.
ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando".
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado
1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo.
Façam bom proveito!
Dinâmica:
O Mandamento do Amor
Objetivo:
Enfatizar a importância do
amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10
mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor,
Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro
tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10
mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos
apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02
colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos
fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado
seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses
diante de mim
Não farás para ti imagem de
escultura
Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que
leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a
Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante
a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior
do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros
mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a
parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um
coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que
deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se
resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as
palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que
nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para
o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do
mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade”.
- Para concluir, entreguem
um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem o coração
entre si, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro
que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo,
no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura
e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer
avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto,
sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de
Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for
grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de
um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um
livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes
que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou
parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos
personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também
atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um
colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e
versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia
da avaliação.
7 – Desenhar um
acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um
livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro
dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a
turma.
10 – Fazer paródias sobre o
tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As
músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam
tocar).
Por Sulamita Macedo.
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