Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de
Deus para a família do século XXI
Lição 06: O papel do marido na família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
papel do marido na família.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Liderança espiritual no lar”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança espiritual no lar
Objetivo:
Refletir sobre a Educação Cristã no lar, como responsabilidade dos pais.
Material:
01
baú ou 01 caixa
Sementes
Figuras
de pedras preciosas ou de jóias(uma para cada aluno), coladas em cartolina
branca
01
caneta para cada aluno
Versículo
digitado e colado em cartolina: “Eis que são os filhos herança da parte do
Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do ventre”(Sl 127.3).
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou cartolina o versículo e depois leiam: “Eis que são os
filhos herança da parte do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do ventre”(Sl
127.3).
-
Distribuam uma figura de pedra preciosa para cada aluno e peçam para que
escrevam o próprio nome por trás da figura.
-
Agora, peçam para que os alunos leiam o versículo “Eis que são os filhos
herança da parte do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto do ventre”(Sl 127.3),
com uma modificação.
-
Eles deverão falar o nome dos filhos ou seu próprio nome dessa forma, veja
estes exemplos:
Eis
que eu, Priscila, sou herança da parte do Senhor. Recompensa de Deus, o fruto
do ventre da minha mãe(Sulamita) com meu pai Valmir.
-
Solicitem para que cada pessoa fale o versículo com a modificação sugerida. Se
a classe for grande, orientem para que apenas alguns falem.
-
Depois, Apresentem um baú ou uma caixa, com sementes dentro, mas não mostrem
para os alunos.
-
Falem: Tenho aqui neste baú algo muito precioso. Querem saber o que é? Antes
preciso contar uma história para vocês.
-
Falem: “Conta-se que um homem deixou de herança para seus filhos um velho
baú(mostrem o baú). Ao abrir, depois de certo esforço, os filhos daquele
senhor, ficaram surpresos com seu conteúdo. Julgando que ali encontrariam
dinheiro, pedras preciosas ou algum documento de valor bancário, eles ficaram
decepcionados. Reviraram e despejaram tudo no chão para investigar se havia
algo escondido, mas não acharam o que buscavam. Mas, afinal, o que eles
encontraram? Sementes!(abram o baú e mostrem as sementes). Um dos filhos ficou
muito revoltado, xingou o pai(mesmo depois de morto) e foi embora. O segundo
filho, colocou as sementes de volta no baú e ficou pensando sobre a razão do
pai ter deixado para eles as sementes como herança. Depois, de vários meses,
ele decidiu plantá-las no terreno da casa do pai. Qual não foi sua surpresa,
houve uma grande produção e ele ganhou muito dinheiro”(autoria desconhecida).
-
Perguntem: O que representa a semente na parábola do Semeador (Mt 13. 3 a 8.)?
Aguardem
as respostas. Certamente eles apontarão que é a Palavra de Deus.
-
Depois, reflitam sobre cada situação da parábola, associando-as ao ensino da
Palavra de Deus nos dias atuais para os filhos.
Lembrando
que a Palavra de Deus, a semente, para se desenvolver precisa cair em solo
fértil, que deve ser preparado no lar, através das instruções na família, como
também pelo exemplo dos pais e na Igreja.
-
Retomando o texto lido, façam uma relação entre a herança deixada por aquele
pai para seus filhos com o ensino da Palavra de Deus no lar:
As
sementes estavam guardadas, mas só passaram a ter produção quando plantadas. Da
mesma forma é a Palavra de Deus, se não for exposta, explicada não haverá
conhecimento e prática dos seus ensinamentos.
A Palavra de Deus é bem muito precioso, uma herança dos pais para seus
filhos, que deve ser compartilhada e ensinada no lar pelos pais.
-
Para concluir, recolham todas as figuras de pedras preciosas, coloquem dentro
do baú e leiam: “...onde está o teu tesouro, ali estará também o teu
coração”(Mt 6.21).
Por
Sulamita Macedo.
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