Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons
espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 10: O dom de Interpretar as Línguas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém necessitando
de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O dom de Interpretar as
Línguas.
- Agora, utilizem a dinâmica “O Dom de Interpretação de Línguas”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01
cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver no procedimento).
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para
que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para
a realização da atividade.
Trocando os números pelas letras, você saberá qual
a mensagem da frase abaixo:
A= 1
|
B = 2
|
C = 3
|
D = 4
|
E = 5
|
F = 6
|
G = 7
|
H = 8
|
I = 9
|
J = 10
|
L = 11
|
M = 12
|
N = 13
|
O = 14
|
P = 15
|
Q = 16
|
R = 17
|
S = 18
|
T = 19
|
U = 20
|
V = 21
|
X = 22
|
Z = 23
|
14 4 14
12 4 5 9
13 19 5 17 15 17 5 19 1
3 1 14 4 5
__ ______
___ __________________________ ___
11 9 13 7 20 1 18 5 18 19 1 3 11 1 18 18
9 6 9 3 1 4 14
______________
_______
______________________
13 14
7
17 20 15 14 4 14 18 4 14 13 18 16 20 5
____ ___________
_____ ________ ______
12 1 13 9 6 5 18
19 1 12 1 12 5 13 18 1
7 5 12
___________________ _ ________________
4 5 4 5 20 18
__ ________
Observação: A
mensagem da frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no
grupo dos dons que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para
os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
-
Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que foi decifrada.
-
Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não estavam entendendo, com a
ajuda do quadro que continha a correspondência entre as letras e os números.
As
línguas estranhas também podem ser consideradas como códigos que não
conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que sejam entendidas, é
necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre este dom que vamos
estudar na aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário