Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 09: A nova vida em Cristo
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A nova vida em Cristo.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Minha vida em dois atos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Minha vida em dois atos
Objetivo:
Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu
chamado e vocação.
Material:
01
envelope
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno
01
tubo de cola
Procedimento:
-
Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa
nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.
Agora
peçam para que eles amassem o papel.
Então,
orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é, acontecimentos que
marcaram a vida deles, antes da conversão.
-
Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem:
O que vocês estão vendo?
Há
o formato de uma cruz.
Então
falem que a nossa vida tem dois momentos(dois atos), um antes da conversão e
outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em
seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e
fechem-no com cola.
-
Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17: “Pelo que,
se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis
que tudo se fez novo”.
-
Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os
alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a
conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual,
batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma
chamada especial, atuação na obra de Deus etc.
-
Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia
original desconhecida da utilização do papel amassado em dinâmica.
Elaboração
desta versão por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os
discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino
e enfrentassem situações diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais,
como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a
ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para
que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos
3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo
e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado
e com experiência para o trabalho. “E
espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual
a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2.
19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas
dois exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação,
prática e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir
experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por
meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo do princípio de que há
necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser
uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com
planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução
de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma
conjunta com o professor.
Para o exercício da monitoria, os candidatos podem
se apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é
recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da
EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma
informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade,
interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com
estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior
possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno
monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o
tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos,
como nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor
deve conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos
positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando
como proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode
variar de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de
habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além
disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em
treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de
leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno
monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e
da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria
na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de
professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da
ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para
realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se
esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da
docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a
monitoria na EBD?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário