Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de
Deus para a família do século XXI
Lição 07: O papel da esposa na família
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
papel da esposa na família.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Super-poderosa”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Super-poderosa
Objetivos:
Refletir sobre o papel da mulher na família.
Refletir
sobre as inúmeras atividades que a mulher exerce, que devem ser acompanhadas
das virtudes descritas em Pv 31.
Material:
01
espelho grande
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Apresentem um espelho grande e deixem que elas se olhem.
-
Falem: Cada uma de vocês tem sua individualidade, suas características
próprias.
-
Falem ainda: cada mulher é única, mas precisa se dividir em várias funções para
cumprir sua tarefa de mulher.
-
Então, com o pincel atômico comecem a dividir o espelho em várias partes para
demonstrar a multiplicação de atividades que a mulher exerce na família, na
igreja, no trabalho.
-
Solicitem que elas falem escrevam o nome das diversas atividades que elas
exercem dentro de cada parte dividida.
-
Depois, falem: Não temos superpoderes, mas temos a grande capacidade de ser
múltiplas sendo apenas uma, realizando várias coisas ao mesmo tempo.
-
Para realizar tantas tarefas com qualidade, precisamos observar algumas
virtudes, que encontramos descritas em Provérbios 31: 10 a 30.
11
A mulher é confiável
12
A mulher é abençoadora
13,
19, 22a, 27 A mulher é trabalhadora
14,
15, 18b, 21 A mulher é administradora organizada
16,
24 A mulher é negociadora
17
A mulher é forte
18a
A mulher é boa produtora de bens
20
A mulher é generosa
22b
A mulher é elegante
23
A mulher é refletida no seu marido
26
A mulher é sábia e prudente
28
A mulher é bem aventurada
30
A mulher teme ao Senhor
-
Depois, leiam com todas as alunas Pv 31.10a “Mulher virtuosa quem a achará?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário