Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons
espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 07: O Dom de Profecia
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O Dom de Profecia.
- Perguntem: O que é profecia?
Aguardem as respostas. Depois,
acrescentem outras informações.
- Agora, utilizem a dinâmica “Porta-voz”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Porta-Voz
Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da
palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem escrita: cartão, versículo bíblico, um
texto de reflexão etc.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela
uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam para que transmita a
mensagem para uma pessoa da classe, previamente determinada por você. Quem
receber a mensagem, deverá saber quem a enviou.
- Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo
procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos da classe.
- Agora, falem: as pessoas escolhidas para
transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes
de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem
para quem Ele quer.
- Para concluir, leiam:
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e
de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos
dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
- Agora, vamos estudar sobre o dom de Profecia.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário