Juvenis -
Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 06: Os profetas em Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Os
profetas em Israel.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a
dinâmica “Porta-voz”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Porta-Voz
Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da
palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem escrita: cartão, versículo bíblico, um
texto de reflexão etc.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela
uma mensagem escrita com tema de sua escolha e peçam para que transmita a
mensagem para uma pessoa da classe, previamente determinada por você. Quem
receber a mensagem, deverá saber quem a enviou.
- Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo
procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos da classe.
- Agora, falem: as pessoas escolhidas para
transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes
de Deus, devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem
para quem Ele quer.
- Para concluir, leiam:
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e
de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos
dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
- Agora, vamos estudar sobre o modelo de liderança
dos profetas de Israel e quais características podem ser utilizadas para a
liderança atual.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário