Adolescentes –
Currículo do Ano 2: Aprendendo com as cartas
Lição 05: Efésios: a carta da fé, do amor e das
virtudes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Efésios:
a carta da fé, do amor e das virtudes.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Edificando sobre a Rocha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Edificando sobre a Rocha
Objetivo:
Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida
espiritual.
Material:
-
Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
-
Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida(postado abaixo).
Procedimento:
1-
Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
Um velho carpinteiro estava para se aposentar.
Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção
de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu
muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que
construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.
Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não
estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra
e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar
sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o
construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como
prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse
que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente,
não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa
casa feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense
em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma
armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor desconhecido.
2- Perguntem:
Como
está a construção da sua vida espiritual?
Sobre
qual fundamento está sendo construída?
Como
você tem se defendido das ameaças externas e internas, que podem causar danos à
construção?
3
– Falem: No livro de Efésios (2. 20 e 21), o apóstolo Paulo faz referência aos salvos em Cristo,
comparando-os a edificação de um edifício, cujo fundamento é Jesus. Leiam os
versículos citados.
3
– Depois, coloquem no quadro as figuras, mencionadas no item “material’, uma de
cada vez, e perguntem o que elas podem representar na construção da nossa vida
espiritual.
Sugiro
que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a
rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração,
a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito
etc.
4
– Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam em Ne 6.1 “Eu tinha
edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”. Muitas vezes, nós estamos
contribuindo para que o muro e as portas de nossa casa espiritual não estejam
com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de
vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
5
– Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as
pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com
ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E
todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a
um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva,
transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela
casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Por
Sulamita Macedo.
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