Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da
adoração cristã
Lição 05: A separação de um povo para adoração
exclusiva
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A separação de um povo para adoração exclusiva.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Saindo
do Egito”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Saindo do Egito
Objetivo:
Estudar
sobre a libertação do povo hebreu do Egito, através da intervenção divina.
Material:
02
correntes feitas com papel
Procedimento:
-
Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de
Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e
pernas para simbolizar a escravidão.
Neste
momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.
-
Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo
do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não libertar
o povo.
-
Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das
10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e
demonstrar alegria.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário