Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 03: Conhecendo meus limites
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Conhecendo meus limites.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Contrato de Convivência”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar
reflexão sobre a importância da disciplina e dos limites.
Aplicar
punições para os infratores das regras.
Material:
01
folha de papel madeira ou cartolina
01
pincel atômico
01
rolo de fita adesiva
01
cartão amarelo
01
cartão vermelho
Procedimento:
-
Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma
convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
-
Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser
cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1
– Não usar o celular.
2
– Não conversar.
3
– Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4
– Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever
as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
-
Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja
melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
-
Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para
os “Infratores”, por exemplo:
1
– Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando
o cartão amarelo.
2
– Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3
– Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever
as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
-
Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria
no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e
paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário