Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 05: Enfrentando uma crise
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Enfrentando uma crise.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempestade
Objetivos:
Refletir
sobre as dificuldades que enfrentamos na vida cristã.
Folha
de papel ofício para cada aluno
3
metros de TNT azul
01
mesa pequena
Fita
adesiva
Procedimento:
-
Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles
façam um barquinho, usando a técnica da dobradura (aquela que agente fazia
quando criança).
-
Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.
-
Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar necessário,
utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.
-
Falem para os alunos que o mar revolto representa as situações adversas que
enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que
pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento
refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa
falar para os colegas.
-
Há também outras situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a
tempestade. Leiam: Mt 8.23 a 26.
-
Façam uma oração pelos alunos sobre isto.
-
Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem
a tempestade.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário