Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Lição 04: A provisão de Deus no monte do sacrifício
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A provisão de Deus no monte do sacrifício.
-
Para iniciar o estudo do tema, exibam parte de um filme sobre Abraão e Isaque
no monte do sacrifício.
Observação:
Sugiro o filme “Entre a fé a razão”, que vocês podem encontrar no YouTube, cuja
minutagem é de 4m e 22s.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Papel
amassado”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Papel Amassado
Objetivos:
Demonstrar
que as experiências de vida nos deixam marcas.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos amassem bastante a folha de papel.
-
Solicitem para que abram a folha, desamassando-a o máximo que puderem.
-
Agora, perguntem:
Como
ficou a folha? Com certeza vão responder que embora tentando desamassá-la não
conseguiram tirar as marcas dela.
-
Então, falem:
O
oleiro trabalha a massa, amassando-a para prepará-la para fazer o objeto que
projetou. As situações de vida que passamos também nos deixam marcas, tal qual
o que aconteceu com a folha de papel amassada. Mas, lembremo-nos de que estamos
nas mãos do oleiro, que sabe o que está fazendo.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz,
Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de
aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio
educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e
aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está
sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção,
vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma
satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é uma sala ou outro ambiente fechado para exibição do
filme, para que haja maior concentração dos alunos e não ocorram interferências
de som. Observe se há problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva
pode dificultar a visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o agendamento prévio do equipamento, em caso de uso
coletivo. Se for utilizar TV, observe se o tamanho da tela é adequado para que
todos vejam. Fique atento também para a altura do som, confirmem se todos estão
escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos: É recomendável que alguém que saiba
como organizar esta parte esteja disponível para tal fim, para que não haja
maiores imprevistos na instalação e/ou colocar equipamento para funcionar.
Tempo
de instalação dos equipamentos: Os equipamentos devem ser instalados e testados
antes do horário da aula, para que não ocorra perda do tempo da aula ou
execução do plano B.
Plano
B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar um equipamento eletrônico, pois
pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode dar problema ou até mesmo
esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você deve pensar como continuar
a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você não improvisará, nem ficará
sem saber o que fazer.
Escolher
filmes adequados: A escolha adequada do filme é um dos fatores importantes para
que ocorra uma aula deste tipo com sucesso, para tanto, observe:
relação com o tema a ser estudado, filme compatível com a idade da
turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar algumas ideias contrárias a
Palavra de Deus, aproveite para analisar com os alunos como refutar tal ideia a
luz da Bíblia.
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o filme situa o aluno no contexto da aula
e do enredo. É interessante pedir aos alunos para anotar alguns pontos, durante
a exibição, para discussão posterior, e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes
longos são inadequados: Para o uso nas aulas da EBD, tendo em vista ter apenas
1 hora de duração em média, é bom escolher filmes de curta duração ou em caso
de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las,
que sejam mais significativos para ilustrar o tema.
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos: O professor precisa ter uma visão
geral sobre o filme, mesmo que tenha sido recomendado por outro colega,
observando a inadequação de imagens, linguagem e coerência com o tema, para
determinados tipos de classes.
Utilizar
o filme com objetivo pedagógico: O filme não deve ser usado para preencher o
tempo ou porque professor não se preparou para a aula. Pelo contrário, a
utilização do filme requer cuidado no planejamento, pois é necessário que haja
discussão e reflexão sobre o que foi exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
-
Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate ou ilustrar um tema.
-
Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do filme seja adequada ao tempo
de aula. Em caso de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes
para exibi-las.
-
Exibir o filme por partes, com paradas para discussão, promovendo a
participação do aluno.
- Repetir a exibição de
trechos do filme para enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme
requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser observada quanto
à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos deficientes
auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles sejam incluídos
no processo da aula.
-
Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em
Libras(primeira língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que
o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase
impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de forma
pausada.
-
Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical pode ser considerada
como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino e aprendizagem. É uma
das formas de transformar uma aula puramente unilateral, onde somente o
professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo, prazeroso e
reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
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