Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 06: Uma conversa franca
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Uma conversa franca.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Pressão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo:
Refletir sobre a importância do diálogo na família, do ensino de valores
cristão no lar e na Igreja, em oposição à pressão dos colegas não crentes.
Material:
10
bexigas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que
encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores que a
família ensina para os filhos.
-
Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões o que os colegas
dizem para que eles façam.
-
Depois, o grupo 01 deve fazer um círculo que não deixe brecha. Os balões devem
ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não
deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com
outros valores.
-
O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo
do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
-
Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O
que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como
foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais
as dificuldades para defender os valores?
Como
o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
-
Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01(família) e do
grupo 02(amigos).
-
Para finalizar, enfatizem a importância do tempo que os pais precisam ter para
dialogar com seus filhos, como também a importância do envolvimento do jovem
crente com os trabalhos da igreja, específicos para sua faixa etária.
Por
Sulamita Macedo.
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