Juvenis -
Currículo do Ano 2: O que vem por aí?
Lição 06: As Bodas do Cordeiro
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As
Bodas do Cordeiro.
- Trabalhem o significado da palavra “Bodas” e
depois da expressão “Bodas do Cordeiro”.
Bodas: termo usado para festa ou aniversário de
casamento.
Bodas do Cordeiro: Festa de casamento de Jesus com
sua noiva, a Igreja.
- Reflitam com os alunos sobre a organização de um
casamento, antes, durante e depois da cerimônia. As tarefas realizadas para
esta celebração, os detalhes, há um sem fim de pontos previstos e executados
para que a festa aconteça a melhor forma possível.
Agora, façam uma relação entre o casamento terreno
com as Bodas do Cordeiro, enfatizando a importância da preparação da noiva, a
Igreja, para o encontro com o noivo, Jesus.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição,
contextualizando o tema com o tipo de aluno que você tem, buscando durante a
aula, a participação e envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será
mais significativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Convite de Casamento
Objetivo: Realizar fechamento do estudo sobre as Bodas do
Cordeiro.
Material:
Convites de casamento
01 quadro e 01 cartolina ou 02 cartolinas
01 pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
- Apresentem para os alunos alguns convites de
casamento.
- Peçam para que os alunos leiam e observem com
atenção o conteúdo.
- Agora, proponha para que eles confeccionem um
convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01
pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.
- Escrevam no quadro ou cartolina os principais
elementos para este convite. Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro,
ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:
Nome da noiva e do noivo: Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos aproximadamente
Dia e hora: Ninguém sabe, mas será após o
Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.
Convidados: Os salvos de todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes brancas, linho fino,
puro e resplandecente.
Cântico: Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11
Cardápio: Surpresa, mas será servido um jantar.
- Depois, enfatizem a importância da preparação da
noiva para este evento tão especial, pois já recebemos o convite para esta
festa de casamento.
- Depois, coloquem este convite em local visível. É
interessante que os nome da classe e dos professores sejam colocados, para que
haja divulgação da produção da turma.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário