Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Lição 05: As consequências das escolhas
precipitadas
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: As consequências das escolhas precipitadas.
-
Iniciem a aula perguntando para os alunos:
Abraão
foi precipitado por levar Ló consigo? Por quê?
Ló
escolheu a melhor parte da terra. Qual o problema desta escolha?
Abraão
socorreu seu sobrinho Ló quando estava cativa nas mãos do inimigo. Você teria a
mesma atitude? Por quê?
Observação:
Jesus utilizou com frequência perguntas para seus ouvintes. Se desejar saber
mais sobre o Método de Perguntas e Respostas, leiam o texto pedagógico(postado
abaixo).
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica "Bumerangue".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Refletir
sobre as consequências de nossas atitudes.
Enfatizar
o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01
bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
-
Depois, apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta
à mão daquele que o arremessou.
-
Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai
sentir as consequências daquilo que falou e praticou.
-
Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
-
Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas
sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
-
Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
-
Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
-
Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em
abundância em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas
necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
-
Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas
consiste em lançar uma pergunta para os ouvintes, de forma que promova nos
alunos um momento de reflexão para emitir suas respostas. Neste método é
requerida uma pergunta bem elaborada, evitando assim respostas factuais e que
conduzam a resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas
da EBD pode ser tanto no início, no meio ou final da aula, dependendo então do
momento, que o professor desejar, previamente pensado na execução do
planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para
turma, oralmente ou apresentada por escrito; depois de sua apresentação,
aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as respostas no quadro ou
cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato, provoquem os alunos para
que eles falem.
As vantagens de sua utilização
podem ser observadas, pois com sua inserção na aula, o professor está
oportunizando a participação do aluno na aula, além de conhecer o que o aluno
sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser
citadas:
- O
aluno não conhecer o tema e não emitir resposta;
-
Outro que emite a resposta e ter vergonha de estar errada e temer que pode
acontecer atitudes inadequadas dos colegas devido a resposta dele – isto deve
ser corrigido pelo professor, para que todos possam ter coragem de falar e
saber que vai ser respeitado;
-
Despreparo do professor em aceitar todas as respostas e depois não saber como
extrair delas elementos para a análise final.
Não
descarte nenhuma resposta, mesmo que esteja errada, incompleta ou não fazer
sentido ao que foi perguntado. Todas as respostas devem ser observadas, pois ao
ser lançada a pergunta, as respostas aparecerão.
Depois,
é importante analisar todas as respostas, apresentando os argumentos bíblicos
para o desfecho da análise. Dessa forma, o aluno perceberá que o professor
“aproveitou” suas ideias, não deixando-as de lado e, certamente, em outras
ocasiões continuará a querer participar, ao invés de se fechar, se o professor
fizer de conta que não escutou uma resposta ou não dando atenção ao aluno pela
emissão de algo errado ou descabido ou porque o professor não cortou de
imediato as ações de pouco caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas
de ensinar, dentre eles o de Perguntas e Respostas. As perguntas lançadas por
Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar,
instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer:
Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou
dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?” Mt 16.13.
Que
tal seguir o exemplo do Mestre dos mestres? Utilize o método de perguntas e
respostas nas aulas da EBD, ele fica muito bem nas aulas expositivas! Observe
as orientações deste texto e faça bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
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