Texto
Pedagógico
A
importância do professor da EBD para a Igreja
1
– Escola Bíblica Dominical
A
EBD é o departamento mais importante da igreja, pois é a agência de ensino da
Palavra de Deus. Concernente a isto, o pastor Antonio Gilberto afirma: “Mal
sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que
atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter
hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa
agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”(pag.115).
A
Escola Dominical é o espaço da Igreja no qual as crianças, os adolescentes, os
jovens, os adultos, os da Terceira Idade têm oportunidade de aprender a Palavra
de Deus.
Estamos
vivendo uma época de tempos trabalhosos e o ensino bíblico precisa ser
intensificado e realizado de forma criteriosa e com metodologia adequada para
que o conhecimento da Palavra não seja sufocado pelos falsos ensinos e os
crentes cresçam espiritualmente, permanecendo firmes. Além de promover o crescimento,
a Escola Dominical também se destina ao discipulado e aperfeiçoamento.
Para
tanto, é importante a observância do livro texto da EBD, a Bíblia, com o
objetivo de que o ensino seja pautado nas Sagradas Escrituras. A revista da EBD
traz o tema do trimestre organizado em 13 lições, extraídas e embasadas na
Bíblia, apresentando o conteúdo de forma sistematizada.
2
- A importância do ministério do ensino para a Igreja
O
dom de ensinar foi mencionado pelo apóstolo Paulo: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que
nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério,
seja em ministrar; se é ensinar,
haja dedicação ao ensino”(Romanos 12. 6,7 – grifo nosso).
Na carta
de Paulo à igreja de Éfeso, há uma menção quanto aos objetivos dos apóstolos,
profetas, evangelistas, pastores e doutores(aqueles que ensinam): “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que
todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a
homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados
em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia
enganam fraudulosamente”(Efésios 4:11-14 – grifo nosso).
O
ensino produz maturidade cristã para os crentes, pois estão alicerçados na
Palavra de Deus, sendo, pois, aperfeiçoados e deixando de ser “meninos
inconstantes”.
O
conteúdo a ser ensinado não deve ser apenas informativo, teórico, mas,
sobretudo, um conhecimento que gere modificação no comportamento da vida
cristã. Para tanto, é importante que o professor contextualize o assunto da
aula com a vida do aluno, sendo assim a aprendizagem será mais significativa.
3
– A importância do professor de EBD para a Igreja
O
professor tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Palavra
de Deus. É ele que promove o ensino e estimula os sentidos dos alunos para
aprender, através de métodos e recursos variados.
O
professor deve ser vocacionado para o ensino. Ensinar não é uma tarefa fácil de
realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das dificuldades que podem levar
o docente a desanimar, ele vai prosseguir.
A
importância do papel do professor no ensino é elevadíssima, pois através do que
é transmitido é que os alunos vão praticar cotidianamente, tornando uma igreja
forte, com membros espiritualmente maduros.
Para
que a função docente seja exitosa, é necessário que:
- O
professor esteja preparado:
A
preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a nível espiritual,
teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e comunhão,
conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com metodologia
diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem faltar na vida
daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino.
“Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Enfatizo
a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma
adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados,
utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise,
dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com
os alunos.
- O
professor entenda que é um facilitador da aprendizagem:
O
professor precisa agregar outros recursos ao ensino, buscando a participação do
aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do
tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança
de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e
os alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça, é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Agregar
recursos variados e métodos diferentes à aula expositiva é uma forma de
dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de
aprendizagem. De acordo com Altair Germano, no livro Pedagogia Transformadora, “é preciso ficar mesmo atento para não cair no
erro de pensar que por si só os métodos revolucionarão a prática de ensino do
professor. Eles são apenas uma parte importante no processo
ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros elementos
importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização adequada dos
recursos didáticos(quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos
etc.)”(pag. 29).
- Haja atuação do Espírito Santo:
Sobre
esta temática, Gangel & Hendricks afirmam que: “O professor que trabalha
afinado com o Espírito Santo buscará usar as melhores técnicas educacionais e
ferramentas disponíveis. Tendo estudado a Palavra de Deus, procurando
interpretá-la corretamente sob a direção do Espírito, ele então projeta seu
tempo de ensino com o propósito de capacitá-lo a ensinar de modo eficaz. Longe
de serem incompatíveis ou contrários ao Espírito Santo, métodos educacionais
são meios pelos quais o Espírito trabalha no processo do
ensino/aprendizagem”(pag. 43).
Prepare-se
e promova aulas criativas, dinâmicas, cativantes e eficazes! Dessa forma, haverá
facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos
alunos. Estes conhecimentos agregados à sua motivação, com certeza, trarão resultados
positivos para o ensino da Palavra de Deus e como consequência a igreja estará
fortalecida na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo.
Por Sulamita Macedo.
SILVA, Antonio Gilberto da.
Manual da Escola Dominical. CPAD, 1997, pag. 115.
GERMANO, Altair. Pedagogia
Transformadora. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pag. 29.
GANGEL, Kenneth O. &
HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, pag. 43.
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