Juvenis -
Currículo do Ano 2: O que vem por aí?
Lição 05: A Grande Tribulação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Grande Tribulação.
- Falem: Esta lição vai tratar sobre o período da
Grande Tribulação. A igreja neste período não estará na Terra, pois nesse tempo
já houve o Arrebatamento. Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
- Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a
Grande Tribulação? Aguardem as respostas e depois escrevam numa cartolina ou
quadro as respostas dos alunos e reservem este material.
- Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos
personagens que aparecerão neste período:
DRAGÃO: O Diabo, A Serpente
A BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do
Pecado
A SEGUNDA BESTA: Falso Profeta
- Agora, trabalhem as características e funções de
cada personagem neste período de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua
atuação hoje no mundo.
Nesta explicação, vocês devem falar sobre o Dia do
Senhor, apostasia, a Falsa Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e
como terminará este período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.
- Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem
sobre a Grande Tribulação?
Para tanto, apresentem as respostas do início da
aula e acrescentem o que os alunos vão falar.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Máscara”, que proporcionará a
refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A
Máscara
Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do
Anticristo.
Material:
01 máscara
03 alunos
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a
turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já
fez, do que pretende realizar, relatar
acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada,
mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são
verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os
ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam
informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando
chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas
as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente
da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado
anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando
a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o
porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Deixem a máscara no aluno que a turma afirma que
ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe
realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se
estavam mentindo ou falando a verdade.
Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua
máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo,
baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este
império, desmascarando-o.
- Para finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos
engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o
homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama
ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo
parecer Deus”.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário