Adolescentes –
Currículo do Ano 2: Aprendendo com as cartas
Lição 06: Alegrias e felicidades
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Alegrias
e felicidades.
-
Depois, utilizem a dinâmica “A Fonte da
Alegria”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: A Fonte da Alegria
Objetivo:
Estudar sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
Material:
02
bexigas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 03 grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas
abaixo:
Em
que momentos vocês se sentem alegres?
O
que a alegria proporciona?
O
que pode servir de impedimentos para sentir alegria?
Estipulem um tempo de 05 minutos para os
grupos.
-
Depois, organizem a turma em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta
e apresentem as respostas de forma objetiva.
-
Falem: Existe uma alegria ocasionada por situações diversas e há outra
diferente, que é aquela proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo
em situações difíceis.
-
Para exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham
uma e vão soltando o ar devagar, enquanto vocês falam:
Há
pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo
passageiro(neste momento a bola já deve estar vazia) e depois estão assim com a
bola murcha.
Encham
outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em
qualquer circunstância (neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e
depois batam nela, demonstrando situações de alegria e tristeza).
-
Para concluir, falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos alegria. Ambas são
importantes, mas há uma alegria superior, cuja fonte está em Deus.
Leiam:
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor.” (Fp 3.1).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário