Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Provisão de Deus em tempos difíceis.
-
Perguntem: O que provisão?
Aguardem
as respostas dos alunos. Depois, acrescentem outras informações se necessário.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Oportunizem aos alunos a oportunidade para que eles relatem experiência própria
da provisão de Deus quando passaram por situações difíceis.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Sinal
de Fumaça”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Sinal de Fumaça
Objetivo:
Refletir sobre o agir de Deus, aquele que nos vê nas “ilhas” da vida.
Material:
- Texto “Deus do Impossível”.
- ¼ de folha de papel ofício
para cada aluno
Procedimento:
1 - Leiam o texto “Deus do
Impossível”.
Após
um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter
conseguido se agarrar à parte dos destroços para poder ficar boiando.
Este único sobrevivente foi
parar numa pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação. Ele
agradeceu novamente.
Com
muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno
abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, dos animais e para guardar
seus poucos pertences, e, como sempre, agradeceu.
Nos
dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No
entanto, um dia quando voltava da busca por alimento, ele encontrou o seu
abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente
desesperado ele se revoltou, gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo!
Deus, por que fizeste isso comigo?” Chorou tanto, que adormeceu profundamente
cansado.
No
dia seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-
Viemos resgatá-lo!
-
Como souberam que eu estava aqui?
-
Nós vimos seu sinal de fumaça!
É
comum sentirmo-nos desencorajados e até mesmo desesperados, quando as coisas
vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e
sofrimento.
Lembrem-se: Se algum dia o seu
único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar
até você a graça divina.
Autoria do texto desconhecida.
2 – Perguntem: O que pode
representar uma ilha na vida de uma pessoa?
Aguardem as respostas.
Certamente elas vão girar em torno das palavras: isolamento, solidão, problema,
desprezo, situação difícil.
3 - Em seguida, falem:
Muitas vezes, sentimos que estamos numa ilha, isolados, desprezados,
esquecidos, como se as pessoas não nos vissem e que nossa situação não tem
solução. Mas, Deus nos vê. Deus viu João na ilha de Patmos, quando foi
desterrado pelo imperador da época, para aquele lugar inóspito.
4 – Distribuam o ¼ da folha
de papel ofício para cada aluno e solicitem para que desenhe uma ilha e uma
pessoa, representando ele mesmo.
5 – Falem ainda: Não sei qual
o tipo de ilha que você está, nem qual o motivo de ter chegado lá. Solicitem para que o aluno escreva na ilha
qual a dificuldade que está enfrentado.
6 – Perguntem: Qual tem sido
o sinal de fumaça que você tem lançado? Como tem sido o seu pedido de socorro?
Aguardem as respostas.
7 – Falem: Deus está lhe
vendo, Ele lhe conhece e sabe como tirá-lo desta ilha e ainda lhe fortalece e
acalma em meio a dificuldade.
8 – Leiam Apocalipse 1. 17
“... Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e
o último e o que vive”.
Lembre-se: Jesus está vivo e
lhe vê!
9 – Em seguida, façam uma
oração pelos alunos e peçam para os alunos guardarem o desenho; quando eles
saírem da “ilha”, sugiram que eles contem na classe.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
A
importância do professor da EBD para a Igreja
1
– Escola Bíblica Dominical
A
EBD é o departamento mais importante da igreja, pois é a agência de ensino da
Palavra de Deus. Concernente a isto, o pastor Antonio Gilberto afirma: “Mal
sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que
atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter
hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa
agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”(pag.115).
A
Escola Dominical é o espaço da Igreja no qual as crianças, os adolescentes, os
jovens, os adultos, os da Terceira Idade têm oportunidade de aprender a Palavra
de Deus.
Estamos
vivendo uma época de tempos trabalhosos e o ensino bíblico precisa ser
intensificado e realizado de forma criteriosa e com metodologia adequada para
que o conhecimento da Palavra não seja sufocado pelos falsos ensinos e os
crentes cresçam espiritualmente, permanecendo firmes. Além de promover o crescimento,
a Escola Dominical também se destina ao discipulado e aperfeiçoamento.
Para
tanto, é importante a observância do livro texto da EBD, a Bíblia, com o
objetivo de que o ensino seja pautado nas Sagradas Escrituras. A revista da EBD
traz o tema do trimestre organizado em 13 lições, extraídas e embasadas na
Bíblia, apresentando o conteúdo de forma sistematizada.
2
- A importância do ministério do ensino para a Igreja
O
dom de ensinar foi mencionado pelo apóstolo Paulo: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que
nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério,
seja em ministrar; se é ensinar,
haja dedicação ao ensino”(Romanos 12. 6,7 – grifo nosso).
Na carta
de Paulo à igreja de Éfeso, há uma menção quanto aos objetivos dos apóstolos,
profetas, evangelistas, pastores e doutores(aqueles que ensinam): “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que
todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a
homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados
em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia
enganam fraudulosamente”(Efésios 4:11-14 – grifo nosso).
O
ensino produz maturidade cristã para os crentes, pois estão alicerçados na
Palavra de Deus, sendo, pois, aperfeiçoados e deixando de ser “meninos
inconstantes”.
O
conteúdo a ser ensinado não deve ser apenas informativo, teórico, mas,
sobretudo, um conhecimento que gere modificação no comportamento da vida
cristã. Para tanto, é importante que o professor contextualize o assunto da
aula com a vida do aluno, sendo assim a aprendizagem será mais significativa.
3
– A importância do professor de EBD para a Igreja
O
professor tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Palavra
de Deus. É ele que promove o ensino e estimula os sentidos dos alunos para
aprender, através de métodos e recursos variados.
O
professor deve ser vocacionado para o ensino. Ensinar não é uma tarefa fácil de
realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das dificuldades que podem levar
o docente a desanimar, ele vai prosseguir.
A
importância do papel do professor no ensino é elevadíssima, pois através do que
é transmitido é que os alunos vão praticar cotidianamente, tornando uma igreja
forte, com membros espiritualmente maduros.
Para
que a função docente seja exitosa, é necessário que:
- O
professor esteja preparado:
A
preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a nível espiritual,
teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e comunhão,
conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com metodologia
diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem faltar na vida
daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino.
“Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Enfatizo
a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma
adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados,
utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise,
dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com
os alunos.
- O
professor entenda que é um facilitador da aprendizagem:
O
professor precisa agregar outros recursos ao ensino, buscando a participação do
aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do
tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança
de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e
os alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça, é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Agregar
recursos variados e métodos diferentes à aula expositiva é uma forma de
dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de
aprendizagem. De acordo com Altair Germano, no livro Pedagogia Transformadora, “é preciso ficar mesmo atento para não cair no
erro de pensar que por si só os métodos revolucionarão a prática de ensino do
professor. Eles são apenas uma parte importante no processo
ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros elementos
importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização adequada dos
recursos didáticos(quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos
etc.)”(pag. 29).
- Haja atuação do Espírito Santo:
Sobre
esta temática, Gangel & Hendricks afirmam que: “O professor que trabalha
afinado com o Espírito Santo buscará usar as melhores técnicas educacionais e
ferramentas disponíveis. Tendo estudado a Palavra de Deus, procurando
interpretá-la corretamente sob a direção do Espírito, ele então projeta seu
tempo de ensino com o propósito de capacitá-lo a ensinar de modo eficaz. Longe
de serem incompatíveis ou contrários ao Espírito Santo, métodos educacionais
são meios pelos quais o Espírito trabalha no processo do
ensino/aprendizagem”(pag. 43).
Prepare-se
e promova aulas criativas, dinâmicas, cativantes e eficazes! Dessa forma, haverá
facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos
alunos. Estes conhecimentos agregados à sua motivação, com certeza, trarão resultados
positivos para o ensino da Palavra de Deus e como consequência a igreja estará
fortalecida na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo.
Por Sulamita Macedo.
SILVA, Antonio Gilberto da.
Manual da Escola Dominical. CPAD, 1997, pag. 115.
GERMANO, Altair. Pedagogia
Transformadora. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pag. 29.
GANGEL, Kenneth O. &
HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, pag. 43.
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