Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Lição 07: Pagarei
o Mal Com o Bem
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Pagarei o mal com o bem.
-
Falem que nesta aula, vamos estudar sobre uma personagem da Bíblia, uma
adolescente israelita de nome desconhecido, que estava cativa na casa de um
general sírio.
-
Em seguida, narrem a história desta adolescente e trabalhem os pontos
levantados na lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “No
Lugar do outro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No lugar do outro
Objetivo:
Refletir sobre a atitude de se colocar no lugar do outro.
Material:
¼
da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
-
Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado
esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas
e até “micos”.
Veja
um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está
escrevendo).
Orientem
que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
-
Recolham todos os papéis.
-
Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o
feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega
para quem você desejou.
- Então,
os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente,
haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos para que
realizem as atividades.
-
Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou
fazer algo com os outros, que você não gostaria que fizessem com você.
-
Falem: A personagem da aula de hoje poderia ter ficado calada e não dizer como
Naamã poderia ficar curado, tendo em vista ele ser um homem sírio que estava em
guerra com o seu povo. Mas, ela teve uma atitude aplausível, mesmo escrava,
teve compaixão, isto é, se colocou no lugar daquele que estava doente de lepra
e falou como ele poderia ficar limpo.
-
Para concluir, leiam:
“E,
como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também”
Lc 6.31
Ou
se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles
façam a vocês”.
Ideia
original desta técnica desconhecida
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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