Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 06: Lidando
Com as Emoções
Professoras e professores, observem
estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Lidando
Com as Emoções.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Alegria está no ar”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Alegria está no ar
Objetivo: Refletir
sobre os obstáculos à alegria.
Material:
Cadeiras
para cada aluno
CD
player ou outro objeto que emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo, com a
parte das costas voltadas para o centro.
-
Forneçam as seguintes orientações:
1º.
Momento: cada aluno ficará em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música
ou outro sinal os alunos devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música
parar, devem procurar uma cadeira para sentar.
2º.
Momento: retirar uma cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento.
Repetir esta operação pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem
cadeira sairão da atividade.
3º.
Momento:
Reflexão
sobre a alegria, o entusiasmo do início da atividade.
No
início havia cadeiras para todos, a alegria está disponível para todos.
Quais
os obstáculos para continuar na brincadeira?
Somente
a retirada da cadeira?
Houve
algum motivo diferente?
Algum
colega empurrou?
Você
não procurou participar da brincadeira?
-
Para encerrar falem sobre os obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas
enfatizem que em Deus temos alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.
Ideia
original da brincadeira das cadeiras desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
1 comentários:
Por que vc ñ fez um vídeo seu comentário é muito útil
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