Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 08: Sentindo Insegurança
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Sentindo Insegurança.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Confiança em Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Confiança em Deus
Objetivo:
Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
Lenço
ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.
-
Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega
será seu guia.
-
Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
-
Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os
papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
-
Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança
em Deus. Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo
fiel e está conosco nas situações difíceis.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário