Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 06: Jônatas, um exemplo de lealdade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Jônatas, um exemplo de lealdade.
- Perguntem:
Quem era Jônatas?
O que conhecemos da amizade de
Jônatas e Davi?
Deixem
que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar
não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o
relato da história não tomará muito tempo.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
amizade é como Matemática” ou “Árvore dos
Amigos”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir
sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado com as
negativas.
Material:
Sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01
cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento)
02
cartolinas(01 para cada grupo)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
- Depois, apresentem para os alunos os
seguintes versos, escritos numa cartolina:
A
amizade é como Matemática:
A
alegria é somada.
A
tristeza é diminuída.
A
confiança é multiplicada.
E
felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
-
Agora, dividam a turma em 02 grupos.
-
Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando
os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os
colegas?
Se
houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos
anteriormente, e ainda assim falem:
O
que vocês desejam que seja somado na amizade?
O
que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O
que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O
que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
-
Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai
apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
-
Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a
importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e
negativas.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Árvore dos Amigos
Objetivo:
Refletir sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas
desses relacionamentos com os amigos.
Material:
01
desenho de um tronco de uma árvore
Desenho
de uma folha de uma árvore para cada aluno
01
rolo de fita adesiva
01
tubo de cola
Desenho
de fruto para cada aluno
01
cesta
Procedimento:
-
Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
-
Falem que vocês precisam montar uma árvore dos amigos. O que está faltando?
Aguardem
as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes
dos amigos.
-
Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e
solicitem que escrevam o nome deles.
-
Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
-
Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os
frutos!
-
Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam
nele os resultados de suas amizades.
-
Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois
colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e
trabalhem cada ponto levantando.
-
Para concluir falem sobre a amizade e o cuidado de Paulo com Onésimo e depois
leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário