Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 09: Exercitando a Inteligência
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal
e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Exercitando a Inteligência.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Hábitos de Estudo”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hábitos de Estudo
Objetivo:
Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro
ou cartolina
Material
digitado sobre hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 -
Perguntem: Como vocês se organizam para estudar? Aguardem as respostas e
anote-as no quadro ou cartolina.
2 -
Depois, peçam para que os alunos façam uma encenação de algumas formas de
estudar relatadas pelos alunos.
3 -
Analisem as respostas e as encenações, questionando se dessa forma está havendo
boa assimilação dos conteúdos.
4 -
Agora, peçam para que os alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de
estudar.
5 -
Falem: Vamos ver agora algumas ações importantes para que haja maior
aproveitamento nos estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada
aluno):
-
Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.
-
Organize um horário fixo de estudo, crie uma rotina diária.
-
Procure um local de estudo com iluminação adequada e tranquilo, onde não
circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
-
Procure manter o foco de sua atenção na leitura, não se distraia.
-
Tenha perto de você o que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta,
dicionário etc.
-
Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha,
pois facilita fazer anotações.
-
Leia de preferência durante o dia.
-
Leia o texto em voz alta e depois procure escrever as ideias principais.
-
Organize uma pasta ou fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize
pesquisas em livros, revistas e sites confiáveis.
-
Revise a matéria no dia da explicação do professor.
-
Fazer um cronograma com as atividades e avaliações a serem realizadas.
6 –
Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem
as respostas e mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos
resultados positivos que aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os
alunos a criar hábitos de estudo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário