Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 10: Fazendo
escolhas sábias
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Fazendo
escolhas sábias.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vestindo a camisa”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
-
Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura
(aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem
que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
-
Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos
Jesus como nosso líder da equipe. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo,
mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos
naufragar. Leiam Mt 8. 24.
-
Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do
barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
-
Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos, não desistimos
porque Cristo está conosco. Permanecemos na equipe, tendo Jesus como líder.
Apesar
das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso
socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino e comprometidos
com seus valores, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
-
Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente
as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação,
estar motivado, observar e obedecer a Palavra de Deus.
-
Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão?
Uma camisa!
A
folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
-
Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está
comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
-
Leiam: II Cr 7.14.
-
Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia
original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário