Juvenis – Currículo do Ano 3: tema: Jesus e o reino de Deus
Lição 10: A dimensão presente e futura do reino
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A dimensão presente e futura do reino.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir a aula,
apliquem a dinâmica “Começo, Meio e
Fim”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Começo, Meio e Fim
Objetivo:
Relembrar o momento inicial de ingresso no Reino de
Deus, a permanência e a esperança na 2ª. vinda de Jesus.
Material:
Palavras digitadas: Início, Meio e Fim
01 Bíblia
01 par de sapatos
Procedimento:
- Dividam os alunos em 02 grupos e formem 02 filas,
uma de frente para outra.
- Coloquem no início da fila a palavra “Começo” e
no final a palavra “Fim”. No meio, coloquem o par de sapatos.
- Se coloquem no “início” e falem: Estudamos hoje
sobre o início do reinado de Deus e sua perspectiva futura, pois ele não terá
fim.
- Falem, ainda: Nós tivemos um momento especial
quando ingressamos no reino de Deus, através do evangelho, aceitando o
sacrifício de Jesus. Podemos dizer que este foi o ponto inicial de uma vida em
comunhão com Deus(neste momento pequem a Bíblia, simbolizando o ingresso na
vida cristã).
- Hoje, vocês estão caminhando nesta jornada (vão
até onde está o par de sapatos) na esperança da 2ª vinda de Cristo, o tempo do
fim. Agora, apontem para o final da fila.
- Enquanto esperamos a volta de Cristo, estamos
lutando com alegria, dificuldades, vitórias, gozando de bênçãos espirituais.
- Agora, peçam para os alunos falarem sobre o
início da sua vida cristã, sua experiência atual que representa o “meio” do
caminho e como tem se portado esperando o tempo do fim - a 2ª vinda de Cristo.
- Os alunos devem se posicionar no “início”, depois
no “meio” para falar de forma objetiva dessa experiência, utilizando os objetos
descritos no item material.
Por Sulamita Macedo.
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