Jovens: O
Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus
Lição 08: Autoavaliação
e Discernimento, Sim, Julgar, Não
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Autoavaliação e Discernimento, Sim, Julgar,
Não.
- Para iniciar o estudo,
apliquem a dinâmica “O Caso Miguel”.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caso Miguel
Objetivo:
Exemplificar
através de uma história o mau julgamento que fazemos dos outros.
Material:
07
pessoas para ler o relato sobre Miguel: padeiro(Manoel), a mãe, o trocador do
ônibus, o vendedor da lanchonete, o porteiro, o faxineiro e Miguel
02
cópias do texto “O Caso de Miguel”(postado abaixo da dinâmica). 01 cópia deverá
ser cortada, separando a fala de cada personagem. A outra deve ficar com o
professor.
01
quadro ou 01 cartolina
01
marcador para quadro branco ou um pincel atômico
Procedimento:
-
Escolham 07 pessoas para ler o relato sobre Miguel: padeiro(Manoel), a mãe, o
trocador do ônibus, o vendedor da lanchonete, o porteiro, o faxineiro e Miguel.
-
Coloquem uma identificação em cada pessoa com o nome do personagem que vai
representar.
-
Entreguem para cada personagem a parte do texto que se refere ao que ele deve
ler.
Estas
partes devem estar numeradas de 01 a 07, para que eles saibam qual sua vez de
falar.
-
Falem para a turma: Vamos escutar o que estas pessoas pensam e falam sobre
Miguel.
-
Após o relato de cada personagem, perguntem para a turma.
Quem
é Miguel de acordo com o que acabamos de escutar?
Miguel
é muito problemático?
O
que está acontecendo com Miguel?
-
Façam um pequeno relato sobre quem é Miguel do ponto de vista da turma,
utilizando o quadro ou uma cartolina.
-
Por fim, Miguel deve ler sua parte.
-
Para concluir, perguntem:
Depois
de apresenta a versão de Miguel para os fatos, perguntem qual a razão das
pessoas terem uma visão diferente de Miguel?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, questionem: Nós também estamos julgando as pessoas? Somos também
julgados?
-
Para finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência,
pelas atitudes. A Bíblia condena esta prática.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão da dinâmica
Caso Miguel
Relato do padeiro:
Esse
menino não é muito certo da bola não. Ás vezes, cumprimenta a gente, o utras
vezes parece que nunca me viu. Tem dias até que puxa um dedinho de prosa
comigo, e ainda faz comentários do jogo da véspera. Quando procuro por ele,
para continuar o assunto, já não está mais lá. Ontem chegou aqui de cara
amarrada, com os olhos vermelhos!…
Não
sei, não!… Acho que ele se droga…
Pediu
1 litro de leite e 2 pãezinhos e se mandou. Ele é muito esquisito!!! Coitada da
mãe dele!!! Deve sofrer!!!
Relato da mãe:
Naquela
manhã, Miguel acordou cedo, não quis tomar café. Nem ligou para o bolo que eu
havia feito especialmente para ele. Não quis vestir o casaco que eu lhe dei.
Disse que estava com pressa e reagiu com impaciência aos meus pedidos para que
se alimentasse e se agasalhasse! Ele continua uma criança que precisa de
cuidados o tempo todo. Ele já tem 14 anos, mas não tem noção do que é bom para
ele.
Relato do Trocador de Ônibus:
Naquela
manhã de sábado, entrou no ônibus um rapaz com toda a pinta de pivete. Cara
fechada, de mal com o mundo, meio nervoso. Fiquei de olho nele, esperando que
assaltasse alguém. Levava uma sacola de plástico com, provavelmente, aquilo que
ele já havia roubado antes. Olhava o tempo todo para o relógio, como se
estivesse admirando o que roubou. Essa juventude de hoje!!! O mundo está mesmo
perdido!!! Fiquei aliviado quando ele desceu, sem ter conseguido assaltar
ninguém. Também pudera!!! Ele sentia que eu estava o tempo todo de olho nele!!!
O vendedor da lanchonete:
Logo
de manhã, apareceu um garoto quando ainda estávamos abrindo a loja… Parecia um
doido!! Queria, por que queria, que tudo parasse e ele fosse logo atendido.
Queria o hambúrguer para ontem!!! Ora, bolas! Como se eu fosse o empregado
dele! Não era muito normal, não! Ficava andando de um lado para o outro,
olhando o relógio, falando sozinho…!
O porteiro:
Esse
garoto está sempre afobado! Fala com a gente e mastiga o sanduíche ao mesmo
tempo!! Engraçado que está sempre atrás do mesmo garoto! “Cadê o Zé? Você viu o
Zé? Pra onde foi o Zé?” Ihh, não sei não! Parece coisa de boiola, sempre atrás
de homem!
Relato do faxineiro:
Ah!
Eu sabia! Não é de hoje que eu desconfiava desse pilantra!! Peguei ele no flagra!!!
Desde
que me falaram que tem gente roubando coisas no vestiário, eu fiquei de olho,
né? Ninguém presta atenção num faxineiro… Então fica mais fácil, e não deu
outra!
Como
quem não quer nada, eu estava lá enrolando na limpeza do vestiário, varrendo,
mas prestando muita atenção no movimento. Foi quando entrou aquele garoto,
olhando para todos os lados, mais para ver se alguém podia ver o que ele ia
fazer… Para ele, eu não existia, seu olhar passava direto por mim. Quando ele
tirou as chuteiras roubadas do saco plástico, eu não tive dúvida! Botei a boca
no trombone, comecei a gritar!!!
Socorro,
ladrão!! Pega ladrão, pega ladrão!!!
Versão do Miguel:
Eu
só penso em futebol. Fico pensando, a semana inteira, nas peladas do final de
semana, nos treinos que eu assisto, do meu timão do coração, lá na Gávea. Zico
é o meu maior ídolo! Tu não sabe o que aconteceu, ontem, lá na Gávea, meu amigo
Zé veio me avisar que o próprio Zico estaria lá, no dia seguinte, testando a
galera para formar como jogador de futebol no seu time. Fique logo bolado e
lógico que eu queria ser testado também, né!? Perguntei pro Zé se eu podia
comparecer e ele disse que era só chegar com chuteiras, (óbvio), cópia da
certidão de nascimento e 1 retrato. E, principalmente que chegasse na hora
certa, sem me atrasar, por que o Zico é rigoroso pacas quanto ao horário.
Meu
irmão, nem dormi direito esta noite. Acho que era ansiedade, dormi mal pra
caramba!!! Fique só pensando, imagina, ver o Zico de perto, jogar bola com ele,
isso é meu sonho! Muito show, imagina só, você não está entendendo, o Zico como
meu treinador, isso é demais!
Ao
me levantar, depois de uma noite horrível, fui comprar o leite e o pão para a
mamãe. Detesto chegar na birosca do Seu Manoel e ver, sempre, aquela gente
bebendo desde de manhã. Acho até que nem foram pra casa dormir ainda! Quando eu
chego lá e esse pessoal está lá também, compro as paradas e saio fora
rapidinho. Eu gosto do Seu Manoel, pena que ele não pode escolher pra quem vai
vender, até por que ele precisa ganhar dinheiro... Mas é sinistro essa galera
que só fica bebendo, nada haver. Quando tá vazio até dou uma parada pra trocar
uma ideia com ele, mas isso é tão raro!
Deixei
o leite e o pão na cozinha. Peguei minhas chuteiras e meti o pé pra não me
atrasar. Ouvi a mamãe resmungando pra comer bolo e botar o casaco, maior sol lá
fora, e eu nem estava visando comer em casa, sou mais o Mc Donald’s do que o
bolo. Coitadinha! Ela sempre faz esse bolo, mas é que hoje estou com pressa
mesmo!
O
ônibus, pra variar, demorou pra caramba! Já estava boladão! Cara, se houver
trânsito, não vai nem dar pra eu comer alguma coisa. Tenho até medo de passar
mal no treino. Eu estava tão ansioso que toda hora olhava no relógio, como se
pudesse parar o tempo.
Finalmente
desci do ônibus e deu tempo de eu tirar um rango. Fui na lanchonete ali do
lado, rezando pra alguém me servir logo, por que eu não podia me atrasar. O
pior de tudo é que o único vendedor, naquela hora, era uma lesma! Acho até que
estava fazendo de propósito.
Ufa!
Consegui chegar no clube na hora! Perguntei para o porteiro se ele havia visto
o Zé, meu amigo. Ele disse que o Zé já tinha chegado e que devia estar no
vestiário. Fui voando pra lá, olhando para todos os lados, vendo se encontrava
o Zé. Entro no vestiário e só quem estava lá dentro era aquele faxineiro
fofoqueiro que eu detesto. Tá sempre rondando, parece um carrapato pegajoso!… E
adora puxar o saco do pessoal! Deve achar que vai levar uma graninha com isso.
Mas aí que rolou a parada, do nada, quando resolvi me trocar e procurar o Zé
depois, o maluco começou a gritar:
–
Socorro! Ladrão! Pega ladrão!
Nem
sei qual foi, mas quando fui ver ele estava apontando pra mim! Que sufoco! Me
ferrei todo, mas consegui provar que eu estava limpo.
Finalmente,
o incidente saiu melhor que a encomenda. Zico soube do ocorrido, e cada vez que
me olhava começava a rir, imaginando a situação. E foi assim que fui notado e
consegui ficar entre os escolhidos.
Autoria
do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário