Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 08: Abigail, um caráter restaurado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Abigail, um caráter restaurado.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Foi a Gota
D’água!”
- Em
seguida, escrevam o nome ABIGAIL no quadro ou cartolina.
-
Perguntem:
Mas,
o que vocês conhecem a respeito de Abigail?
Que
outros personagens participam dos acontecimentos que envolvem Abigail?
Deixem
que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar
não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o
relato da história não tomará muito tempo.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Não
se esqueçam de escrever no quadro ou cartolina as características do caráter de
Abigail.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Foi a Gota D’água!
Objetivo:
Estudar sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la.
Material:
01
copo
Água
01
bandeja
Procedimento:
-
Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”
-
Perguntem: O que significa esta expressão?
Aguardem
as respostas.
As
respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e
paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional,
havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando a contenda.
-
Apresentem o copo com um pouco de água.
-
Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.
-
Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam
estresse e vão se avolumando(coloquem mais água no copo, deixando muito cheio,
quase transbordando).
-
Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar(agora, coloquem um
pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).
-
Falem: Assim também acontece com agente. Às vezes uma palavra, uma cara feia,
pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.
-
Peçam para que pelo 02 alunos falem sobre um situação que foi a gota d’água que
iniciou uma contenda.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma situação de conflito provocada
por Nabal com Davi. Mas, Abigail, esposa de Nabal, interveio de forma prudente
e corajosa.
-
Agora, iniciem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário