Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 07: Meu
Ego, Meu Inimigo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Meu
Ego, Meu Inimigo.
- Escrevam no quadro ou cartolina as palavras: Ego,
Superego e Id.
- Expliquem cada palavra.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar o orgulho e a humildade, utilizem
a dinâmica “Orgulho x Humildade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Orgulho x Humildade
Objetivo:
Estudar sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01
figura de uma gangorra
01
bola
Papéis
pequenos
01
caneta
Procedimento:
-
Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.
-
Falem que quando uma pessoa está cheia de orgulho é como se ela estivesse no
alto da gangorra.
Então,
nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.
O
orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto,
considerando-as de pouco valor.
Então,
comecem a colocar os nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois,
comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está
inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.
-
Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O
orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.
-
Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na
gangorra, agora na parte baixa.
-
Agora, apresentem uma gangorra em equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma
altura.
-
Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.
-
Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não
sejamos como mostra esta figura.
- Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO
na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, trabalhando o que realmente
significa ser humilde e a falsa humildade tão difundida e apresenta por muitos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário