Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição 11: A
Bíblia Ensina a Respeitar os Idosos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia Ensina a
Respeitar os Idosos.
-
Façam um levantamento de quantos alunos têm convivência com idoso.
Anotem no quadro. Normalmente, eles
têm este relacionamento por conviver com pais, tios, avós, membros de sua
família ou de colegas, ou na escola, ou na igreja etc.
- Depois, utilizem a dinâmica “Terceira Idade”.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Que tal fazer uma homenagem aos
idosos da EBD?
Pensem com os alunos uma forma de
realizar isto.
Sugestão: Apresentar uma mensagem por
escrito ou falada para os idosos, entregar um cartão, professor e alunos falar
diante das outras classes sobre o tema estudado, no final todos dizerem: Mais
respeito aos idosos!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Terceira Idade
Objetivo:
Refletir sobre a condição da pessoa
idosa e o relacionamento do adolescente com o idoso.
Material:
Cópia do texto “A Tigela de
Madeira”(veja no procedimento)
01 folha de papel ofício e caneta para
cada grupo
Procedimento:
1 - Leiam o texto “A Tigela de
Madeira”.
A Tigela de Madeira
Um senhor idoso foi
morar com seu filho, nora e o netinho de 4 anos de idade. As mãos do senhor
eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
A família comia
reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do senhor o atrapalharam
na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo,
o leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a
bagunça.
– Precisamos tomar uma
providência com respeito ao papai, disse o filho.
- Já tivemos suficiente leite derramado,
barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram
colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho
enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa com satisfação.
Desde que o senhor
quebrara um ou dois pratos, sua comida era servida numa tigela de madeira.
Quando a família
olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes com lágrimas nos olhos, mesmo
assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele
deixava um talher ou comida cair no chão.
O menino de 4 anos de
idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu
que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou
delicadamente ao filho:
- O que você está fazendo?
O menino respondeu:
- Ah, estou fazendo
uma tigela para você e mamãe comerem quando eu crescer.
O garoto sorriu e
voltou a fazer o trabalho. Aquelas palavras tiveram grande impacto nos pais e
eles ficaram chocados, pensativos, refletiram suas atitudes.
Embora ninguém tivesse
falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite, o pai tomou
o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até
o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma
razão o marido e a mulher não se importavam mais com um garfo e com a colher
quando caiam ou quando o leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
Autoria do texto desconhecida.
2 – Após a leitura, reflitam com os
alunos sobre a convivência desse idoso com seu filho, nora e neto.
Que pontos chamou mais sua atenção?
Falem: Lemos uma situação que pode ter
acontecido ou não, mas que nos traz grandes ensinamentos.
3 - Falem: Mas, há situações reais que
vocês devem ser presenciado. Então, dividam a turma em 02 grupos e peçam que
eles anotem fatos que conhecem, tanto positivos e negativos com relação ao
tratamento do idoso por outras pessoas, em vários lugares, como ônibus, fila de
banco, no volante de um carro etc.
Estipulem um tempo de 5 minutos para
esta atividade.
4 - Depois, os grupos devem apresentar
e refletir sobre estas ações.
5 - Para concluir, contextualizem o
tema, refletindo sobre a convivência do jovem com os idosos, enfatizem a
necessidade de atitudes promotoras de respeito e paciência, pois os jovens são
ágeis, rápidos e os idosos estão em situação de desvantagem, neste aspecto, mas
há muito que aprender com eles.
6 – Que tal agora, mudarmos a história
que foi lida! Como ficaria a história?
Deixem os alunos falarem e observem o
posicionamento deles diante da situação contada na história.
Por Sulamita Macedo.
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