Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
11: Sabedoria divina para interagir com os meios de comunicação
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou
cartolina: Sabedoria divina para interagir com os meios de comunicação
- Depois, utilizem a dinâmica “Você compartilha?”
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, falem como
deve ser atitude do cristão diante da Mídia, apresentando a forma sábia e o uso
indevido de sua utilização.
Utilização sábia: visão
crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida de comunhão
com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso indevido: o tempo
excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio diante de sites e
leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Você Compartilha?
Objetivo:
Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitadas(vejam
no procedimento)
Procedimento:
- Entreguem os 14 envelopes
fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV
e Internet
Falta de tempo para
conversar
Pouco ou quase nenhum tempo
para estudar
Evangelização através da
mídia
Indução a mudança de
comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites
inadequados
- Peçam para que um aluno de
cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
O professor pergunta: Você
compartilha?
- O aluno deverá falará
“compartilho” ou “não compartilho”.
- O professor deverá separar
os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que
os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o
que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos
falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou
expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas
e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante
destas situações.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário