Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição 12: A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram
a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é
uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante
para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem
os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento
da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam
o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A Bíblia Ensina a Respeitar as Autoridades.
- Depois, utilizem a
dinâmica “A autoridade é...”
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A autoridade é...
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o
que é autoridade e o respeito a ela.
Material:
04 pedaços de papel
ofício(cada pedaço com uma pergunta – ver no procedimento)
01 garrafa
Procedimento:
- Organizar os alunos em
círculo.
- Entregar 04 papéis para 04
alunos, isto é, um papel para cada um dos 4 alunos, contendo 01 das perguntas
abaixo:
Quais são as autoridades em
casa?
Quais são as autoridades na
escola?
Quais são as autoridades na
igreja?
Quais são as autoridades na
sociedade?
- Entregar 01 garrafa para
um dos 4 alunos que estão com as perguntas.
Oriente para que leia a
pergunta e gire a garrafa, quando ela parar o gargalo vai apontar para alguém
do círculo que deverá responder a pergunta feita pelo colega.
- Em seguida, os outros 03
alunos vão realizar a mesma ação.
As respostas devem ser
escritas no quadro ou cartolina, vejam estes exemplos:
Quais são as autoridades em
casa: os pais, os avós, os tios
Quais são as autoridades na
escola: os professores, os diretores
Quais são as autoridades na
igreja: os pastores, professores de EBD
Quais são as autoridades na
sociedade: os governantes.
- Quando todas as perguntas
forem respondidas, falem estas são as autoridades que vocês têm em diversas
locais.
- Perguntem:
O que vocês mudariam nas
atitudes destas autoridades e por quê?
Aguardem as respostas.
Depois reflitam sobre elas.
- Depois, falem que as
autoridades seguem orientações, regras e leis que podem trazer desconforto em
algum momento, que as vezes fica difícil respeitá-las. É sobre este assunto que
vamos estudar na lição de hoje.
- Falem: Então, vamos
começar o estudo da lição.
Ideia original desconhecida
do uso da garrafa em dinâmicas.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário