Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 11: O Cuidado com Certas Festas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O
Cuidado com Certas Festas.
- Em seguida, para
introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Bola cheia e bola murcha”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Bola cheia e bola murcha
Objetivo:
Refletir sobre a alegria permanente que só encontramos em Jesus.
Material:
02 bexigas de aniversário
Procedimento:
- Organizem a turma em
círculo.
- Façam as seguintes
perguntas para os alunos:
Em que momentos vocês se sentem
alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de
impedimentos para sentir alegria?
Observem atentamente o que eles vão dizer.
- Falem: Existe uma alegria
ocasionada por situações diversas e há outra diferente proporcionada pelo
Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para exemplificar, utilizem
duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e enquanto vocês
falam, vão soltando o ar devagar.
- Falem: Há pessoas que
ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo
passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a
bola murcha.
- Encham outra bola e deem
um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância
(neste momento, brinquem com a bola, jogando para os alunos).
- Falem: Observaram que a
bola cheia pula de alegria e a bola murcha não tem dentro de si aquilo que a
torna leve e saltitante? Da mesma foram o cristão, para ter alegria permanente
somente através do Espírito Santo. Entretanto, quem não tem Jesus, precisa de
alegria passageira, que se acaba rapidamente.
- Falem: Aqui nesta
demonstração há dois tipos alegria. Mas na aula de hoje, o estudo é sobre a
alegria cuja fonte está em Deus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário