Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
13: E agora, como viveremos na sociedade de consumo?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: E agora, como viveremos na sociedade
de consumo?
- Depois, utilizem a dinâmica “Consumismo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Consumismo
Objetivo:
Refletir sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Material: Tabloides de propaganda de grandes
lojas de departamentos para os alunos.
Procedimento:
- Distribuam 01 tabloide
para cada aluno.
- Falem: Olhem o tabloide,
anotem os valores dos objetos que vocês desejam comprar e depois somem.
- Agora, perguntem: O que
vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as respostas.
- Em seguida, realizem uma
série de questionamentos, tais como:
Há necessidade de comprar
todos os objetos?
Eles são prioritários? São
realmente necessários?
Comprar os objetos porque
estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As condições de pagamento:
comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o orçamento doméstico? Pagar
com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros? Comprar uma parte a vista e
o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
- Escolham 02 alunos, um que
teve cuidado com as compras e o outro que se excedeu, e questionem sobre a
escolha dos produtos e condições de pagamento.
- Perguntem: vocês já
compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de
compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
- Para concluir, reflitam
sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo de alguns líderes
quanto ao ensino do “ter” como sendo prosperidade.
- Leiam I Tm 6. 9 e 10.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário