Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição 13: Família,
meu Porto Seguro
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Família,
meu Porto Seguro.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Dividindo tarefas”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Dividindo Tarefas
Objetivo:
Refletir sobre a divisão de tarefas na família.
Material:
01 cartolina
Poucos lápis(quantidade
menor do que alunos)
02 réguas
Procedimento:
- Coloquem uma cartolina
sobre uma mesa, poucos lápis e 02 réguas.
- Organizem os alunos ao
redor desta mesa.
- Peçam para que os alunos
desenhem uma casa, isto é, a planta baixa de uma residência com todos os
compartimentos e móveis. Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade.
- Observem os alunos fazendo
esta atividade, nos seguintes aspectos:
A divisão de tarefas
Como foi a execução da
atividade
A decisão da quantidade de
cômodos
Tarefa realiza totalmente,
pela metade ou não foi realizada
- Vocês aqui representam uma
família e organizaram esta casa.
- Vamos agora, estudar o que
é uma família, a divisão de tarefas no lar e as responsabilidades.
- Falem sobre o que vocês
observaram durante a atividade e transfiram este exemplo para uma família.
- Depois, perguntem:
O que eles realizam como
tarefa doméstica para ajudar na organização da casa?
Anotem todas as respostas.
- Perguntem para os alunos:
Quais as responsabilidades
dos pais no ambiente da casa?
- Em seguida, para concluir,
façam uma oração pela família de cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário