Juvenis
– Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição 13: Igreja:
As Portas do Inferno não a Vencerão
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Igreja: As Portas do
Inferno não a Vencerão.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os
resultados.
Material:
Lanternas, velas ou
isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para
vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o
conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará
aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e
aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou
isqueiros.
O grupo 02 representará
aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma
faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações
expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo
01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as
lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para
o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a
venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem
para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino
das trevas?
Certamente as respostas
serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para
que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e
falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito
importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e
outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse
combinado.
- Aqueles que aceitarem
deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo
01.
- Concluam, falando que
devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do
Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm
10.14.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário