Juvenis – Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição 12: A Igreja e a Cultura de seu Tempo
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é
uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante
para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem
os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento
da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Igreja e a Cultura de seu Tempo.
- Para iniciar a aula,
utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da
terra”.
Material:
03 copos transparentes
com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá, 01
colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Explique que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicite atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrume os 03 copos com
água sobre uma mesa.
- Coloque:
01 saquinho de sal
dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao
lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no
último copo e misture( situação 03).
- Pergunte: Qual
situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguarde as respostas.
É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas,
como você já deve ter percebido, a situação correta é a representada na
situação 03.
- Questione:
Para as situações 01 e
02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os
questionamentos, leia:
“Vois sois o sal da
terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta
senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o
sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois
de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem
o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia Original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário